Três visões
sobre o processo educacional do século XX.
No texto
“Três visões sobre o processo educacional do século XX”, faz uma análise
sociológica da educação Contemporânea e apresenta a visão educacional do
Sociólogo Pierre Bourdieu, do intelectual Antônio Gramsci e do sociólogo e
filósofo Karl Mannheim.
Para Pierre Bourdieu, o processo educacional é
como uma forma de violência simbólica ao indivíduo. Este simbolismo está
representado na forma pela qual o indivíduo é coagido em suas instituições
sociais, onde é levado a reproduzir o comportamento da classe dominante. O
sujeito é visto como uma espécie de marionete das estruturas dominantes e as
teorias pedagógicas uma cortina de fumaça para ocultar o poder reprodutor do
sistema. O educador inculcado por valores e normas que outrora foram
incorporados em seu interior, torna-se capaz de reproduzi-lo aos seus
educandos.
Para Antônio Gramsci, a luta pela
hegemonia se organiza em blocos e as ideias competem entre si na construção de
uma tipologia dos intelectuais, que são instrumentos de construção e consolidação
de uma vontade coletiva, de um consenso social em torno das ideias por eles
vinculadas. Para ser um intelectual o indivíduo precisa passar pela formação
escolar, que lhe dê acesso à cultura. Sua proposta de política educacional, é
que a escola deveria ser organizada em uma escola unitária e depois o aluno
seria orientado profissionalmente para uma escola especializada, com formação
para o trabalho produtivo. A tal escola deveria ser pública e para todas as
classes, para que a batalha das ideias não fosse sempre ganha apenas pelas
classes dominantes.
Karl Mannheim, propõe que a
sociologia sirva de embasamento teórico para educadores e educando no objetivo
de compreenderem a situação educacional moderna. Achava que o pensamento social
não pode explicar a vida humana, apenas expressa-la. O papel da teoria em sua
opinião é de compreender o que as pessoas pensam sobre a sociedade. Defendia
uma sociedade que fosse essencialmente democrática, o bem estar social dirigido
pelo planejamento racional, governando por cientistas. Para ele a sociologia poderia servir de base para o aprimoramento
da educação.
“Queremos compreender nosso tempo, as
dificuldades dessa Era e como a educação sadia pode contribuir para a
regeneração da sociedade e do homem”. (Karl Mannheim)
Eliana Monteiro.
Obrigado Pelo resumo
ResponderExcluir