quarta-feira, 5 de junho de 2013

Três visões sobre o processo educacional do século XX.

Três visões sobre o processo educacional do século XX.

No texto “Três visões sobre o processo educacional do século XX”, faz uma análise sociológica da educação Contemporânea e apresenta a visão educacional do Sociólogo Pierre Bourdieu, do intelectual Antônio Gramsci e do sociólogo e filósofo Karl Mannheim.
             Para Pierre Bourdieu, o processo educacional é como uma forma de violência simbólica ao indivíduo. Este simbolismo está representado na forma pela qual o indivíduo é coagido em suas instituições sociais, onde é levado a reproduzir o comportamento da classe dominante. O sujeito é visto como uma espécie de marionete das estruturas dominantes e as teorias pedagógicas uma cortina de fumaça para ocultar o poder reprodutor do sistema. O educador inculcado por valores e normas que outrora foram incorporados em seu interior, torna-se capaz de reproduzi-lo aos seus educandos.
            Para Antônio Gramsci, a luta pela hegemonia se organiza em blocos e as ideias competem entre si na construção de uma tipologia dos intelectuais, que são instrumentos de construção e consolidação de uma vontade coletiva, de um consenso social em torno das ideias por eles vinculadas. Para ser um intelectual o indivíduo precisa passar pela formação escolar, que lhe dê acesso à cultura. Sua proposta de política educacional, é que a escola deveria ser organizada em uma escola unitária e depois o aluno seria orientado profissionalmente para uma escola especializada, com formação para o trabalho produtivo. A tal escola deveria ser pública e para todas as classes, para que a batalha das ideias não fosse sempre ganha apenas pelas classes dominantes.
           Karl Mannheim, propõe que a sociologia sirva de embasamento teórico para educadores e educando no objetivo de compreenderem a situação educacional moderna. Achava que o pensamento social não pode explicar a vida humana, apenas expressa-la. O papel da teoria em sua opinião é de compreender o que as pessoas pensam sobre a sociedade. Defendia uma sociedade que fosse essencialmente democrática, o bem estar social dirigido pelo planejamento racional, governando por cientistas. Para ele a sociologia poderia servir de base para o aprimoramento da educação. 


“Queremos compreender nosso tempo, as dificuldades dessa Era e como a educação sadia pode contribuir para a regeneração da sociedade e do homem”. (Karl Mannheim)


Eliana Monteiro.

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