quarta-feira, 5 de junho de 2013

As crônicas através do tempo.

 Por que as crônicas atuais atraem tantos jovens?

 Atualmente, as crônicas têm sido mais vistas. Em todo lugar vemos uma nova frase ou um texto. Mas por que as crônicas ganharam tanta força? E por que elas fazem tanto sucesso entre os jovens os adolescentes?

 Com o humor inteligente e escrita moderna, os adolescentes se identificam e muitas das vezes retratam o que eles estão passando e/ou sentindo. Do amor não correspondido até fase do autoconhecimento.

Com o passar do tempo, aprendemos a juntar tudo o que facilita nossa vida. A junção da internet, por exemplo, com a leitura fez com que os adolescentes, que antes não tinham o habito de ler, agora leem e escrevem. Talvez esse seja um dos motivos que estão levando os adolescentes a buscarem mais a leitura.

 As crônicas ganharam mais importância. Ganharam reconhecimento.

Hoje, vemos com mais frequência que as crônicas estão se ampliando. Atualmente, são usadas pequenas frases de grandes cronistas, para dizer como foi o dia ou o que está sentindo.

As crônicas ganharam espaço na internet, onde as publicações e citações são recorrentes. Nos sites com Tumblr, Blogs e Facebook, podemos encontrar páginas e mais páginas de autores antigos e atuais, onde as postagens são diárias. Em alguns casos encontramos os próprios autores, que fazem parte do mundo virtual para expandir seu trabalho.

 Poder usar as crônicas como (antigas e atuais) leitura didática.

O uso de textos conhecidos como auxílio na educação faz com que o aluno aprenda, não só interpretação, mas também um pouco sobre cada autor. Seja do Barroco, Romance, Realismo...

Com as crônicas não seria diferente. Sua linguagem mais ‘solta’ poderia ajudar o aluno a ter facilidade de escrever. Seria preciso, porém, saber escolher as crônicas. De fato não devemos mostrar todas, mas sim aquelas que dizem não só sobre o amor ou cotidiano, mas os diversos assuntos que a crônica pode ter, para incentivar a leitura e a escrita.

Os adolescentes precisam de alguma fonte que os atraiam para a literatura (leitura e escrita), algo que eles entendam e que de certa forma, fale com eles.


“Fico orgulhosa de mim: minha capacidade para transformar a tristeza em alegria é tão grande que até o inconsciente pode ser enganado.” – Tati Bernardi.

“Creio que será permitido guardar uma leve tristeza, e também uma lembrança boa; que não será proibido confessar que às vezes se tem saudades; nem será odioso dizer que a separação ao mesmo tempo nos traz um inexplicável sentimento de alívio, e de sossego; e um indefinível remorso; e um recôndito despeito “- Rubem Braga.

-Vivian Fernandes.


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