quarta-feira, 5 de junho de 2013

Resenha - O que é Leitura, de Maria Helena Martins.

MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.
(Coleção primeiros passos; 74).

Quando começamos a ler?
Por Eliana Monteiro

     O livro “O que é Leitura” é dividido em seis capítulos, com 94 paginas de fácil entendimento, apresenta diversos tipos de leitura. Destaca que a leitura não é apenas as das palavras, mas a da leitura de mundo, sendo necessária a observação do que temos a nossa volta, cita também exemplos de como pessoas apaixonadas pela leitura, se tornaram escritores. Inicia-se mostrando o quanto pode ser amplo o sentido de leitura, não se restringindo à palavra escrita, mas um infinito de possibilidades, tais como imagens, sons, fotografias, situações e tantas outras leituras e interpretações do mundo que podemos fazer o que nos possibilita ler antes do contato com a escola.                                                                                                                                                                 
     O simples fato de uma criança folhear um livro ou revista, observar suas figuras, sentir a textura das folhas, selecionar exemplares por tamanho ou por quaisquer itens que chamem sua atenção indica interesse pelo universo da leitura, que pode e deve ser incentivado pelos pais desde pequenos, lendo para eles, permitindo o manuseio de livros, revistas, jornais e principalmente mostrando que eles gostam de ler, este com certeza é o maior incentivo à leitura que uma criança pode obter. O livro mostra também que a leitura está ligada às sensações, emoções e a razão. Exemplificando que quando algo desperta reações em nosso corpo e nos faz ter emoções boas ou ruins conseguimos guardá-lo conosco, vindo à tona sempre que nos deparamos com algo relacionado a ele.                                                                                                                                   
     Para entender a interpretação do que se lê é fundamental a historia de vida do leitor. A leitura ao jeito de cada leitor: "Fundamental mesmo é a continuidade da leitura, o interesse em realizá-la." Maria Helena incentiva o ato de reler por acreditar que a releitura é capaz de apontar novas direções de modo a esclarecer dúvidas, também acredita que não devemos ter receio de trazer para a leitura vivências anteriores.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
     Em síntese, os conceitos de leitura são muitos e variam conforme as perspectivas teóricas e seus campos de atuação. Portanto para aqueles que consideram a leitura como ato de decodificar sinais gráficos, ou seja, um ato mecânico, a leitura poderá se tornar uma prática sem vida e sem alma, mas se, em vez disso, considerar como leitura suas experiências e vivências, a leitura se tornará uma prática muito mais ampla e viva, na qual o pulsar das informações baterá no mesmo ritmo das emoções.                                                                                                                                                                                
     Conclui-se que para a leitura é uma atividade básica na formação cultural do ser humano, atende a diversas finalidades, entre elas  o senso critico aguçado e uma maior percepção das diversas leituras intelectuais e do mundo,  permitindo assim analisar toda e qualquer leitura. 

3 comentários: