quarta-feira, 5 de junho de 2013

A importância da comunicação verbal na vida profissional.


A importância da comunicação verbal na vida profissional.

    A comunicação promove a compreensão e entendimento entre as pessoas. Interagimos socialmente trocando ideias, experiências e informações. Expressamos nossos sentimentos e emoções, usando principalmente a fala. Sem a comunicação não há fluxo de informações e consequentemente não é possível alcançar os objetivos almejados. A comunicação verbal para ser completa precisa atingir o receptor que demonstrará estar ou não recebendo a mensagem transmitida. 
   O emissor precisa estar em sintonia com sua fala, pois a mesma será avaliada pelos gestos, expressões faciais, energia e assunto abordado. Ter o domínio do assunto trará maior segurança ao emissor, mas é necessário que o mesmo use de atributos que o ajudarão em seu desempenho. Alguns gestos são capazes de manter o receptor atento e interessado enquanto outros dispersam e desmotivam o publico ouvinte. O tom de voz e a energia do emissor determinam o ritmo de uma palestra ou de um simples bate-papo e aliada a expressão facial diz muito a respeito de quem fala, sendo importante haver harmonia na comunicação. 
    O bom comunicador deve saber ouvir e estar atualizado, com referências sobre o assunto abordado tornando a comunicação mais interessante, sem desprezar a linguagem culta, evitando gírias e modismos. Na vida profissional o equilíbrio entre fala, gestos, expressão facial e energia produz uma comunicação verbal sem ruídos, onde se é ouvido e entendido. 
   Destacando a vida profissional de professor a comunicação verbal é uma das ferramentas mais utilizadas, usada para transmitir conhecimentos. Portanto, o professor deve ser criativo para obter a atenção dos alunos e maior aproveitamento do assunto abordado. Os pensamentos e as ideias transformados em fala devem ter sincronia entre o que se fala com o que se transparece através da linguagem corporal.

Eliana Monteiro 

Um comentário: